sábado, 30 de maio de 2009

Poliedro

Poliedro é um sólido limitado externamente por planos no espaço R³. As regiões planas que limitam este sólido são as faces do poliedro. As interseções das faces são as arestas do poliedro. As interseções das arestas são os vértices do poliedro. Cada face é uma região poligonal contendo n lados.


Poliedros convexos são aqueles cujos ângulos diedrais formados por planos adjacentes têm medidas menores do que 180 graus. Outra definição: Dados quaisquer dois pontos de um poliedro convexo, o segmento que tem esses po como extremidades, deverá estar inteiramente contido no poliedro.


Poliedros Regulares

Um poliedro é regular se todas as suas faces são regiões poligonais regulares com n lados, o que significa que o mesmo número de arestas se encontram em cada vértice.
Tetraedro
Hexaedro (cubo)
Octaedro

Características dos poliedros convexos

Notações para poliedros convexos: V: Número de vértices, F: Número de faces, A: Número de arestas, n: Número de lados da região poligonal regular (de cada face), a: Medida da aresta A e m: Número de ângulos entre as arestas do poliedro convexo.


Relações de Euler em poliedros regulares

As relações de Euler são duas importantes relações entre o número F de faces, o número V de vértices, o número A de arestas e o número m de ângulos entre as arestas.
F + V = A + 2, m = 2 A








http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=poliedros&um=1&ie=UTF-8&ei=kiZRSuquGJSftgeA9uGjBA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4

2 comentários:

  1. Olá, gurias!
    Muito bem, ótimo ver que o blog está começando a bombar.
    Vamos a postagem.
    Sempre que copiamos algo, escrevemos a fonte, ou seja, de onde retiramos as informações.
    No caso dessa postagem, reeditem-na e colem o endereço do site onde se encontram tal texto e imagem.
    Sobre poliedros, vocês conferiram a postagem para ver se estava tudo ali? Deêm uma olhada nos poliedros regulares... por que só três?
    Hehehe... acontece, algo deve ter ficado pelo caminho, mas legal é que a gente sempre pode corrigir e acrescentar algo, ok?
    Aguardo a próxima postagem, vejam no Blog Mat o que ainda há para ser feito no 2º bimestre.
    Bjos e até a próxima!

    ResponderExcluir